top of page
IMG-20230104-WA0021_edited.jpg

Lígia Pinheiro de Pinho

Médica Psiquiatra, com residência médica em Psiquiatria pelo Centro Psiquiátrico Rio de Janeiro (RJ), um dos mais tradicionais e inovadores serviços de psiquiatria do país.

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram

Ligia Pinho
Psiquiatra do Nosso Quintal

Ligia ama seus gatos, café sem açúcar, cheiro de chuva no quintal, um banho quente depois de um dia cheio e soneca de domingo à tarde. Aprecia receber os amigos com a mesa farta e celebrar a vida com dança, música e um bom samba.

Durante sua formação acadêmica na Faculdade de Medicina Souza Marques (RJ), teve seu olhar atraído para os fenômenos humanos, indo além do ensinamento clássico da medicina ocidental tradicional. Iniciou uma jornada singular, na qual observou o quão importante era a influência de questões históricas, sociais e emocionais no processo de adoecimento. Sua visão foi se abrindo para possibilidades terapêuticas singulares, que se desdobravam em intervenções únicas, ultrapassando os limites da prescrição medicamentosa; descobriu o poder da pactuação do cuidado com o indivíduo – no qual este se torna autor do próprio cuidado.

Durante sua Residência Médica em Psiquiatria (pelo Centro Psiquiátrico Rio de Janeiro) – época na qual teve um contato intenso e multifacetado com o sofrimento humano –desenvolveu habilidades de observação e manejo de transtornos mentais. Ainda no Rio de Janeiro, atuava na saúde pública como médica em CAPS, atendimento em emergência psiquiátrica e enfermaria para manejo de situações de crise e na clínica privada. Chegando em Maringá, seguiu com sua atuação profissional na saúde pública como médica assistente de CAPS. Ampliou sua atuação na área acadêmica, como professora universitária e manteve atendimento em clínica privada.

Mas, mantinha um sonho vivo: materializar essa forma de atuação em contato com a terra. Esse espaço então nasceu, ganhou forma e vida, como um refúgio no Nosso Quintal.

Contato

Se você procura um atendimento diferente,

entre em contato.

(44) 3346 0523

bottom of page